REGULAMENTO

CAMPEONATO F-CART 98 – AVRACE

FORMATO E REGULAMENTO TÉCNICO

CATEGORIA

FORMULA CART 1998–Simulador GSC Extreme V.1,32

Obs: NECESSITA DO MOD CART AVRACE C2 GSC

Link do mod: Acesse avrace.com.br

Conteúdo do mod:

CHASSI :REYNARD

MOTOR: FORD, CHEVROLET, HONDA, MERCEDES-BENZ E TOYOTA.

PNEU: FIRESTONE e GOODYEAR

 

 

PRAZOS

  • Inscrições: aberta Em 20/05/2015.
  • Pinturas:

Teremos atualizações no carset conforme programado até a 6ª etapa em Milwaukee, quem não tiver uma pintura terá que correr com um carro original do MOD CART-AVRACE respeitando o motor e pneu inscrito.

PRÉ-CLASSIFICAÇÃO

No dia que antecede a prova, será aberto um servidor com senha de uso exclusivo dos pilotos participantes do campeonato. Este servidor servirá para realização de treinos e uma pré-classificação para a prova,

CIRVUITOS OVAIS: Pilotos que não atingirem 107% do tempo do primeiro colocado que for participar da corrida, por medida de segurança não poderão participar da prova. Por isso treine, treine e treine.

CIRCUITOS MISTOS E RUA: Pilotos que não atingirem 108% do tempo do primeiro colocado que for participar da corrida, por medida de segurança não poderão participar da prova. Por isso treine, treine e treine.

IMPORTANTE: Para pilotos novos na liga AVRace (Inferior a 2 campeonatos disputados), há a obrigatoriedade de serem dadas, pelo menos 75% de  voltas limpas cronometradas em relação ao numero de voltas por cada etapa. Ex: GP Indianápolis- 100 voltas; Novatos terão que ter 75 voltas limpas cronometradas.

A senha utilizada em todos os servidores da pré-classificação será informada por e-mail aos participantes do campeonato.

O piloto que passar a senha a pessoas não inscritas no campeonato perderão o direito da realização da classificação na etapa correspondente.

A pré-classificação ficará aberta até as 21:00 hrs do dia da realização da corrida.

Este controle estará disponível no site para consulta até a data da prova e será informado como acessar, assim que o primeiro servidor de pré-classificação for aberto.

Não há limites de inscritos, porém somente os 29 primeiros* do pré-qualy estarão habilitados para a corrida. Mesmo assim, pedimos para que todos os pilotos participem do briefing, mesmo quem não esteja entre os 29 primeiros, pois caso alguns dos demais não apareça, este poderá correr, sem o direito da realização do qualy. Sempre respeitando a regra dos 107%/108%

(*) Lembrando que após a segunda etapa realizada, os pilotos que se mantiverem entre as 10 primeiras posições no campeonato terão vaga garantida nas próximas etapas.

SERVIDORES:

Duração da corrida: Por voltas calculadas em media de 120 km para circuitos de rua e mistos e 200 km para ovais

Danos: 60%

Regra das bandeiras: Completo

Desgaste de Pneus: x3

Consumo de combustível: x2

Falhas mecânicas: Proporcional ao tempo

Reabastecimento: Sim

Parque fechado: Sim

Briefing: 15 Minutos

Classificação: 10 Minutos

Largada teste: Não

Direção de prova: Sim

Largada: Em movimento

Pilotos com PING acima de 350 não poderão correr, pois será prejudicial ao bom andamento da corrida, pediremos ao mesmo que se retire, caso contrário, será removido e considerado descumprimento de ordem da direção de prova.

 

 

FORMATO DE PROVA:

Abertura oficial: (horário de Brasília)

22h00min com a reunião de briefing

22h15min Classificação oficial

22h25min Warm up com parque fechado

22h30min Largada Oficial

Os horários estarão sendo cumpridos a risca a menos que haja problemas com o server. A sessão não será atrasada por problemas com algum piloto, por isso programe-se para evitar desconforto.

 

A reunião de briefing será realizada às 22h00min (horário de Brasília), após a reunião de briefing será liberada a senha de acesso ao servidor da corrida.

  • Clima: Randômico
  • Treino oficial: Somente até o pré-qualy antes da reunião de briefing
  • Treino Classificatório: 10 Minutos – Voltas ilimitadas.
  • Corrida: 120 km em circuitos de rua e misto, 200 km em ovais. O número de voltas varia de acordo com a pista (Ver calendário no final do documento). Exceto GP Indianápolis que terá 100 voltas.
  • Pit Stop: Obrigatório

 

DETALHAMENTO DAS SESSÕES

TREINO CLASSIFICATÓRIO

  • 10 Minutos sem limite de voltas.
  • Permitido uso do ESC (somente até esta seção)

Obs.: Se por acaso algum piloto cair do servidor no momento da classificação e este ainda conseguir retornar antes do início da corrida, o mesmo não poderá mais ir à pista, tendo que aguardar o encerramento do treino do box.

WARMUP

  • 0 a 5 minutos, em processo de parque fechado, ou seja, ninguém pode ir para a pista, este tempo servirá de análise do qualy, no caso de pilotos que tenham cometido alguma irregularidade. Salvo que a direção de prova dará 2 AVISOS sendo: “DENTRO DE 1 MINUTO INICIO DA CORRIDA” e “30 SEGUNDOS PARA A CORRIDA” para as equipes se prepararem.

CORRIDA

  • Corrida: 120 km em circuitos de rua e misto, 200 km em ovais. O número de voltas varia de acordo com a pista (Ver calendário no final do documento). Exceto alguns GP’s como Indianápolis que terão uma distância maior.
  • Largada lançada, Fila dupla, com volta de apresentação atrás do Safety-Car.
  • Pit Stops são obrigatórios.
  • Durante a passagem pelos Pits, os pilotos tem que conservar na pista de rolagem mais afastada dos box, se aproximando da pista de entrada somente perto de sua vaga no box. Veja diagrama abaixo.

ADFW

  • Proibido uso do ESC até segundas ordens da direção de prova, descumprimento da mesma será considerado “Descumprimento de ordem da direção de prova” com punição.
  • Neste campeonato teremos o uso do CARRO DE RESGATE. Caso venha a se acidentar, não podendo retornar aos boxes para reparo e tendo assim a sua corrida terminada, conforme a regra acima que não permite o uso do ESC, siga esse processo: 1-aguarde no local o acionamento da bandeira amarela em todo o circuito. 2-Aguarde a chegada do CARRO DE RESGATE até o local. 3- Receba o aviso da direção de prova e assim retire seu carro da pista.
  • Bandeira amarela em toda a pista (de 2 a 5voltas, variando pelo tamanho do circuito) acionada pela direção quando achar necessário. Teremos aviso pelo chat e pelo TS*
  • Caso um piloto rode e fique na contramão, fica estritamente proibida sua manobra de retorno a menos que tenha plena visão e possa retornar a corrida em segurança, caso fique em um ponto cego muito perigoso para outros pilotos, será acionada a bandeira amarela.
  • Caso um piloto rode na volta de apresentação, e o mesmo provoque um acidente ou danifique um carro de outro piloto, será reiniciada a largada e o pivô da situação será obrigado a largar dos Box, descumprindo a ordem, será retirado da etapa.

 

*TODOS OS PILOTOS SÃO OBRIGADOS A PERMANECER NA SALA DE EQUIPES, CADA UM NA SUA EQUIPE, ISSO LOGO APÓS A REUNIÃO DE BRIEFING, SENDO PROIBIDO SAIR DELAS ATÉ O FINAL DA CORRIDA, VISTO QUE ESTAREMOS REGISTRANDO AS SALAS NO “WHISPERS” PARA O AVISO DE BANDEIRA AMARELA PARA ALERTAR TODOS OS PILOTOS, PRINCIPALMENTE NOS CIRCUITOS OVAIS.

 

AJUSTES DO CARRO/SET-UP

  • Modificações de setup liberado.

 

AUXÍLIOS DE PILOTAGEM LIBERADO

  • ABS
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Câmera Liberada

EQUIPES E PILOTOS

A equipe é formada por 2 pilotos inscritos e deve ser informada no momento da inscrição do 1º piloto, o segundo piloto, poderá ser inscritos até o fechamento do campeonato;

Caso algum piloto inscrito no campeonato não possa participar de alguma etapa, o mesmo poderá ser substituído por outro piloto. Esta situação deverá ser informada pelo chefe de equipe à organização do evento, em até 12 horas antes do início da prova através do e-mail: cart98@avrace.com.br com o tema: “TROCA DE PILOTO”. Salvo que o piloto substituto deva estar com o tempo no pré-qualy.

A EQUIPE FICA OBRIGADA A TER O MESMO CHASSIS/MOTOR/PNEU OFERECIDOS NA FICHA DE INSCRIÇÃO PARA OS 2 PILOTOS.

 

 

FICHA TÉCNICA DO CARRO:

MOTORES* Ford, Toyota, Chevrolet,Mercedes-Benz e Honda
CHASSIS Reynard 98l
POWER 850 cv a 14,500 RPM
TORQUE 426 Nm a 13,300 RPM
PESSO 770 Quilos

*Para maior equilíbrio, todos os motores foram fabricados com as mesmas configurações, sendo que a troca de marca fica a gosto do chefe de equipe.

IMPORTANTE: Após iniciada a competição (1a etapa), o piloto não poderá mais alterar a marca do motor escolhido e a marca do pneu até o final do campeonato.

É necessário que os pilotos mantenham os padrões de identificação atualizados, nome “piloto” no jogo conforme as regras da linguagem do português, não devendo usar nicknames. Podem-se utilizar abreviações ou apelidos deste de que seja do conhecimento da organização.

Exemplos:

Piloto: “João da Silva“– Nome no jogo: “João Silva”

Piloto: “Ricardo Straubert” – Nome no jogo: “Cacá Straubert”

Não pode utilizar nomes como “zé123”.

 

PINTURAS

  • As pinturas são livres.
  • A responsabilidade de envio e montagem das equipes é do chefe de equipe. A equipe deve ser enviada em um arquivo compactado devidamente montada e estruturada de acordo com o procedimento padrão. As equipes que não estiverem devidamente montadas ficarão de fora do carset, sendo que os pilotos neste caso deverão utilizar os carros padrões disponibilizados pela organização do evento.
  • São proibidas quaisquer propagandas de outra liga e qualquer assunto relacionado à pornografia, política e religião. As pinturas que estiverem com alguma dessas informações, será excluída e não entrará no carset.
  • Não será permitida nas pinturas qualquer forma de ofensa ou brincadeira ofensiva a terceiros.
  • Nos templates existem camadas que estão com os nomes entre dois grupos de 3 asteriscos cada, exemplo:***LOGOSPADRAOFIRESTONE*** ou ***LOGOSPADRAOGOODYEAR***, ***NOMEPILOTO***, ***NUNERO***. Estas camadas terão que permanecer exatamente da mesma forma e posição. A única coisa que pode ser mudada nessas camadas, é a fonte dos números e nome. Como padrão utilizamos a “IMPACT” (fonte original do Windows). Destacamos que as informações tem que ficar de forma legível. A ideia é facilitar a identificação dos pilotos, e expectadores durante a transmissão.
  • Nos templates temos 5 camadas com o nome de cada motor, a camada a ser ativada deverá ser com o mesmo motor escolhido na inscrição da equipe. Exemplo: Se foi inscrito a equipe com motor FORD, ativasse a camada ***MOTORFORD*** e desativa as com os outros nomes de motores concorrentes.

 

TEMPLATES

Link: Acesse avrace.com.br

SISTEMA DE PONTUAÇÃO         

TREINO OFICIAL

  • Sem pontuação

TREINO CLASSIFICATÓRIO

Pole Position: 1 ponto

CORRIDAS

Melhor volta: 1 ponto

Piloto que mais ganhar posições na corrida: 1 ponto (caso haja empate, todos pilotos que atingirem a maior quantidade de ultrapassagem receberão o ponto de bonificação)

 

Resultado Final:

 

1º = 20 pts

2º = 16 pts

3º = 14 pts

4º = 12 pts

5º = 10 pts

6º = 8 pts

7º= 6 pts

8º= 5 pts

9º = 4 pts

10º = 3 pts

11º = 2 pts

12º = 1 pt

 

 

 

 

Observações

Caso a prova seja encerrada por algum motivo antes do tempo previsto, será levado em conta às seguintes considerações:

-Falha no Server e cair com menos de 5 minutos de prova = Corrida reiniciada

– Até 50% do tempo total, a prova será cancelada, e será marcada uma nova data para a realização da mesma ou cancelada de acordo com a organização.

– De 50 a 70%, a prova se dará por encerrada, e será computada a metade da pontuação.

– De 70 a 100%, a prova se dará por encerrada e os pilotos receberão pontuação cheia.

 

FORMATO DO CAMPEONATO

Pontos corridos

 

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATES

Havendo empate por pontos (equipe e/ou pilotos), os critérios para desempate serão os seguintes:

1º – Maior número de vitórias;

2º – Maior número de poles;

3º – Maior número de vitórias;

4º- Maior número de 2º lugar;

5º- Maior número de 3º lugar.

…E assim sucessivamente.

 

RECLAMAÇÕES

Todo piloto poderá entrar com um protocolo de reclamação imediatamente ao término da corrida, o mesmo deverá se deslocar à “Sala de Espera” ou preencha a fixa abaixo e envia pelo e-mail cart98@avrace.com.br com o tema “RECLAMAÇÃO”.

Fixa de reclamação

NOME DA VÍTIMA:

NOME DO(S) ACUSADO(S):

VOLTA DO INCIDENTE:

DESCRIÇÃO CURTA DO INCIDENTE:

 

 

Assim que disponível, a organização do evento, juntamente com uma comissão julgadora, levará o piloto à sala de “Análise de prova”, aonde será ouvido e a sua reclamação analisada por três pilotos comissários, que não estejam incluídos no incidente.

O RESULTADO OFICIAL SAI EM ATÉ 72 HRS. PEDIMOS ESSE PRAZO DEVIDO AS NOSSAS OBRIGAÇÕES DO DIA A DIA, MAS A EQUIPE PROMETE QUE ESTARÁ SENDO DIVULGADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

IMPORTANTE: As punições vão de simples advertências a expulsão da liga.

 APÓS A CORRIDA, NÃO FAÇAM RECLAMAÇÕES EM PÚBLICO DE OUTROS PILOTOS, PARA NÃO FICAR EXPOSTO AO RIDÍCULO E ASSIM PODEMOS MANTER O AMBIENTE DE DIVERSÃO, DESCUMPRINDO ESSA ORDEM E GERANDO TUMULTO, SUJEITO A PUNIÇÃO.

PUNIÇÕES

  • Não cumprimento da bandeira azul perda 1 ponto
  • Advertência, perda de 1 ponto
  • Reincidência de advertência na mesma prova, perda de 2 pontos, para cada advertência extra
  • Movimentar mais 1 vez durante a defesa de posição, ou fechar piloto que está ao lado, já buscando a ultrapassagem: Perda 2 pontos
  • O piloto que sair do servidor, por qualquer motivo durante a classificação e retornar, indo para a pista marcar tempo, terá o acréscimo de 50 segundos no resultado final da corrida.
  • Utilização indevida do carset, ou seja, pintura feita fora dos padrões exigidos pela liga, ou de outro piloto, sem autorização do mesmo: Perda de 2 pontos por corrida, que for utilizado.
  • Corte de pista na corrida, fora do que for acordado durante o briefing: 5 segundos para cada vez que ocorrer.
  • Corte de pista durante o qualy: obrigado a largar dos boxes, caso a reclamação aconteça depois da corrida, será acrescido 30 segundos no tempo total, por cada corte.
  • Uso do Chat durante o Treino, qualy e corrida: perda de 1 pontos para cada vez que for utilizado no treino e qualy. Durante a corrida será punido com a perda de 1ponto mais um Drive-thru pelo box.
  • Estando na volta de aquecimento e atrapalhar um piloto em volta rápida: Perda de 3 pontos
  • Reincidência no descumprimento da bandeira azul na mesma corrida: perda de 3 pontos.
  • Empurrão no piloto da frente para ganhar posição, ultrapassar, batendo lado-a-lado, não deixando o espaço para o piloto que vem pelo lado de fora: acréscimo de 20 segundos no tempo final da prova e perda de 3 pontos (se a posição não foi devolvida na mesma volta);
  • Provocar acidente que o outro piloto tenha rodado ou saído da pista: acréscimo de 30 segundos no tempo final e perda 6 pontos.
  • Andar na contramão ou ficar parado na pista de modo que interfira no desempenho de outros pilotos: Acréscimo de 30 segundos e perda de 8 pontos
  • Provocar acidente em que o outro piloto receba “stop & go” ou seja necessária uma parada nos boxes para reparos: acréscimo de 60 Segundos no tempo final e perda 10 pontos.
  • Proibido abrir votação ou rodar a sessão impedindo outros pilotos de entrar no server para treinar- Descumprimento dessa ordem o piloto tomará um gancho de 2 provas.
  • Provocar acidente em que o outro piloto tenha abandonado a prova: desclassificação da corrida e perda de 12 pontos.
  • Durante bandeira amarela não será permitido Luck-Dog a menos que receba ordem do jogo ou da direção de prova. O piloto que descumprir a regra será desclassificado do resultado final da corrida e não realizará o qualy na próxima sessão e perderá 5 pontos.
  • Provocar bandeira amarela para beneficiar outro piloto ou equipe, e a direção comissão de prova Pós-corrida julgue a manobra ilegal, banimento dos envolvidos no campeonato.
  • Atitude antidesportiva: 25 pontos
  • Descumprimento de ordem da direção de prova: Desclassificado da etapa, perda de 5 pontos e largar do Box na próxima etapa.
  • Desacato, xingamentos, desrespeito ao outro piloto, sendo verbal ou escrita, será considerado atitude antidesportiva, dependendo do caso, pode o piloto poderá até ser excluído da liga.

 

12 pontos – perda do direito de realizar o qualy na próxima etapa

18 pontos – perda do direito de participar da próxima etapa

25 pontos – perda do direito de participar do restante do campeonato

O Piloto que somar 25 pontos em 2 campeonatos seguidos, será banido da liga.

 

Os pontos são acumulativos no decorrer do campeonato, ou seja, não zera até que o campeonato se encerre. Mas caso reste uma punição como perda do direito de qualy ou perda do direito de participar da próxima etapa, sendo essa punição depois da ultima etapa, o cumprimento será obrigatória no próximo campeonato onde houver a primeira participação do piloto na sala de Briefing.

Esses pontos serão tratados como punições e serão descontados da pontuação final da etapa. Caso o piloto não tenha pontuação suficiente na etapa, serão descontados na classificação geral.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A organização da liga pode mudar qualquer regra conforme achar necessária, sem a necessidade da aprovação dos pilotos, buscando a diversão maior de todos.

A Organização de prova pode aplicar outros tipos de punições não descritos neste regulamento, visto que alguns casos não são previstos.

 

 

 

 

 

 

ETAPAS

Estaremos realizando 15 etapas neste campeonato, com datas pré-programadas, sendo que se necessário ou conforme acerto com a maioria, podem-se alterar as datas. Porém, as corridas sempre serão realizadas nos DOMINGOS.

CALENDÁRIO AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s