Regulamento

CAMPEONATO INDYCAR -C3- 2017 – AVRACE

 

FORMATO E REGULAMENTO TÉCNICO

CATEGORIA

 

FORMULA INDYCAR 206–Simulador AMS

 

Obs: NECESSITA DE MODS

 

Link do mod: na página do campeonato

 

Conteúdo do mod:

Temporada 2016, Chassis e motores Honda e Chevy

As pistas derão disponibilizadas ao poucos no decorrer do campeonato.

 

PRAZOS

 

  • Inscrições: abertas em breve
  • Pinturas:

 

Download dos templates para confecção das pinturas estará disponível na página do campeonato no site da AVRace. Teremos atualizações de CARSET até a 4ª etapa.

 

PRÉ-CLASSIFICAÇÃO

 

Será aberto um servidor com senha de uso exclusivo dos pilotos participantes do campeonato. Este servidor servirá para realização de treinos e uma pré-classificação para a prova,

 

IMPORTANTE: Para pilotos novos na liga AVRace (Inferior a 1 campeonato disputado), há a obrigatoriedade de serem dadas, pelo menos 100% de voltas limpas cronometradas em relação ao numero de voltas por cada etapa. Ex: GP St. Pete- 35 voltas; Novatos terão que ter 35 voltas limpas cronometradas.

 

A senha utilizada em todos os servidores da pré-classificação será informada por e-mail aos participantes do campeonato.

 

O piloto que passar a senha a pessoas não inscritas no campeonato perderão o direito da realização da classificação na etapa correspondente.

 

A pré-classificação ficará aberta até as 20:50 hrs do dia da realização da corrida.

 

 

Este controle estará disponível no site para consulta até a data da prova e será informado como acessar, assim que o primeiro servidor de pré-classificação for aberto.

 

Não há limites de inscritos, porém somente os 30 primeiros* do pré-qualy estarão habilitados para a corrida. Mesmo assim, pedimos para que todos os pilotos participem do briefing, mesmo quem não esteja entre os 30 primeiros, pois caso alguns dos demais não apareça, este poderá correr, sem o direito da realização do qualy.

 

(*) Lembrando que após a segunda etapa realizada, os pilotos veteranos que se mantiverem entre as 10 primeiras posições no campeonato terão vaga garantida nas próximas etapas. Mesmo se um novato (inferior a 1 campeonato) estiver entre os 10, terá que fazer 100% de voltas limpas no server antes da corrida.

 

SERVIDORES:

 

Duração da corrida: Por voltas.

 

Danos: 80%

 

Regra das bandeiras: Completo

Desgaste de Pneus: x1

Consumo de combustível: x2

Falhas mecânicas: Proporcional ao tempo

Reabastecimento: Sim

Parque fechado: Não

Briefing: 15 Minutos

Classificação: 10 Minutos

Largada teste: Não

Direção de prova: Pós corrida (Comissão Judicativa da AVRACE)

Largada: Em movimento

 

Pilotos com PING acima de 350 não poderão correr, pois será prejudicial ao bom andamento da corrida, pediremos ao mesmo que se retire, caso contrário, será removido e considerado descumprimento de ordem da direção de prova.

 

 

 

 

FORMATO DE PROVA:

 

Abertura oficial: (horário de Brasília)

21h00min com a reunião de briefing

21h15min Classificação oficial

21h25min Warm up

21h30min Largada Oficial

 

 

 

 

Os horários estarão sendo cumpridos a risca a menos que haja problemas com o server. A sessão não será atrasada por problemas com algum piloto, por isso programe-se para evitar desconforto.

 

 

 

A reunião de briefing será realizada às 21h30min (horário de Brasília), após a reunião de briefing será liberada a senha de acesso ao servidor da corrida.

 

  • Clima: Randômico
  • Treino oficial: Somente até o pré-qualy antes da reunião de briefing

 

  • Treino Classificatório: 10 Minutos – Voltas ilimitadas.

 

  • O número de voltas varia de acordo com a pista (Ver calendário no final do documento).

 

  • Pit Stop: Obrigatório

 

 

DETALHAMENTO DAS SESSÕES

 

TREINO CLASSIFICATÓRIO

 

  • 10 Minutos sem limite de voltas.

 

  • Permitido uso do ESC . Lembrando que o ESC só funciona com o carro parado, então certifique-se de parar um carro em um local seguro para não receber punição. Caso atrapalhe alguém com isso é uma infração séria.

 

Obs.: Se por acaso algum piloto cair do servidor no momento da classificação e este ainda conseguir retornar antes do início da corrida, o mesmo não poderá mais ir à pista, tendo que aguardar o encerramento do treino do box.

 

WARMUP

 

  • 0 a 5 minutos

 

  • Corrida: Aproximadamente 120 km em circuitos de rua e misto, 150 a 200 km em ovais. O número de voltas varia de acordo com a pista (Ver calendário no final do documento).

 

  • Largada lançada, Fila dupla, com volta de apresentação atrás do Safety-Car.
  • Pit Stops são obrigatórios.

 

  • Durante a passagem pelos Pits, os pilotos tem que conservar na pista de rolagem mais afastada dos box, se aproximando da pista de entrada somente perto de sua vaga no box. Veja diagrama abaixo.

sem-titulo

 

  • Bandeira amarela em toda a pista (de 2 a 5voltas, variando pelo tamanho do circuito) acionada pelo jogo.

 

  • Caso um piloto rode e fique na contramão, fica estritamente proibida sua manobra de retorno a menos que tenha plena visão e possa retornar a corrida em segurança, caso fique em um ponto cego muito perigoso para outros pilotos, espera obrigatória até todos os veículos próximos passarem. Atente ao mapa da pista ou a barra de possições para isso.

 

  • Caso um piloto rode na volta de apresentação, e o mesmo provoque um acidente ou danifique um carro de outro piloto, será reiniciada a largada e o pivô da situação será obrigado a largar dos Box, descumprindo a ordem, será retirado da etapa.

 

*TODOS OS PILOTOS SÃO OBRIGADOS A PERMANECER NA SALA DE EQUIPES, CADA

UM NA SUA EQUIPE, ISSO LOGO APÓS A REUNIÃO DE BRIEFING, SENDO PROIBIDO

SAIR DELAS ATÉ O FINAL DA CORRIDA.

 

AJUSTES DO CARRO/SET-UP

 

  • Modificações de setup liberado.

 

 

AUXÍLIOS DE PILOTAGEM LIBERADO

 

 

  • ABS

 

  • Controle de estabilidade

 

  • Controle de tração

 

  • Câmera Liberada

EQUIPES E PILOTOS

 

A equipe é formada por até 4 pilotos inscritos e deve ser informada no momento da inscrição do 1º piloto, o segundo piloto, poderá ser inscritos até o fechamento do campeonato.

Caso algum piloto inscrito no campeonato não possa participar de alguma etapa, o mesmo poderá ser substituído por outro piloto. Esta situação deverá ser informada pelo chefe de equipe à organização do evento, em até 12 horas antes do início da prova através do e-mail: avraceindycar@gmail.com com o tema: “TROCA DE PILOTO”. Salvo que o piloto substituto deva estar com o tempo no pré-qualy.

 

A equipe deverá ter todos os carros iguais dentre as marcas Honda e Chevy

 

 

IMPORTANTE: Após iniciada a competição (1a etapa), o piloto não poderá mais alterar seu carro.

 

É necessário que os pilotos mantenham os padrões de identificação atualizados, nome “piloto” no jogo conforme as regras da linguagem do português, não devendo usar nicknames. Podem-se utilizar abreviações ou apelidos deste de que seja do conhecimento da organização.

 

Exemplos:

 

Piloto: “João da Silva“– Nome no jogo: “João Silva”

 

Piloto: “Ricardo Straubert” – Nome no jogo: “Cacá Straubert”

 

Não pode utilizar nomes como “zé123”.

 

 

PINTURAS

 

  • As pinturas serão personalizadas através de CARSET.

 

 

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

 

TREINO OFICIAL

 

  • Sem pontuação

 

TREINO CLASSIFICATÓRIO

 

Pole Position: 1 ponto

 

CORRIDAS

 

  • Melhor volta: Sem pontuação

 

 

Piloto que mais ganhar posições na corrida: Sem pontuação

 

Resultado Final:

 

FirstPlace = 50                                                                              Place18 = 12

 

SecondPlace = 40                                                                         Place19 = 12

 

ThirdPlace = 35                                                                             Place20 = 12

 

FourthPlace = 32                                                                          Place21 = 12

 

FifthPlace = 30                                                                             Place22 = 12

 

SixthPlace = 28                                                                             Place23 = 12

 

SeventhPlace = 26                                                                        Place24 = 12

 

EighthPlace = 24                                                                           Place25 = 10

 

NinthPlace = 22                                                                            Place26 = 10

 

Place10 = 20                                                                                 Place27 = 10

 

Place11 = 19                                                                                 Place28 = 10

 

Place12 = 18                                                                                 Place29 = 10

 

Place13 = 17                                                                                 Place30 = 10

 

Place14 = 16                                                                                 Place31 = 10

 

Place15 = 15                                                                                 Place32 = 10

 

Place16 = 14                                                                                 Place33 = 10

 

Place17 = 13

 

 

 

 

 

 

 

 

Observações

 

Caso a prova seja encerrada por algum motivo antes do tempo previsto, será levado em conta às seguintes considerações:

 

-Falha no Server e cair com menos de 5 minutos de prova = Corrida reiniciada

 

  • Até 50% do tempo total, a prova será cancelada, e será marcada uma nova data para a realização da mesma ou cancelada de acordo com a organização.

 

  • De 50 a 60%, a prova se dará por encerrada, e será computada a metade da pontuação.

 

  • De 60 a 100%, a prova se dará por encerrada e os pilotos receberão pontuação cheia.

 

 

FORMATO DO CAMPEONATO

 

Pontos corridos

 

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATES

 

Havendo empate por pontos (equipe e/ou pilotos), os critérios para desempate serão os seguintes:

 

1º – Maior número de vitórias;

 

2º – Maior número de poles;

 

3º- Maior número de 2º lugar;

 

4º- Maior número de 3º lugar.

 

…E assim sucessivamente.

 

 

 

RECLAMAÇÕES

 

Todo piloto poderá entrar com um protocolo de reclamação, preencha a fixa abaixo e envia pelo e-mail avraceindycar@gmail.com com o tema “RECLAMAÇÃO”.

 

Fixa de reclamação

 

NOME DA VÍTIMA:

 

NOME DO(S) ACUSADO(S):

 

VOLTA DO INCIDENTE:

 

DESCRIÇÃO CURTA DO INCIDENTE:

 

O RESULTADO OFICIAL SAI EM ATÉ 7 DIAS. PEDIMOS ESSE PRAZO DEVIDO AS NOSSAS

 

OBRIGAÇÕES DO DIA A DIA, MAS A EQUIPE PROMETE QUE ESTARÁ SENDO DIVULGADO O

 

MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

 

IMPORTANTE: As punições vão de simples advertências a expulsão da liga.

 

APÓS A CORRIDA, NÃO FAÇAM RECLAMAÇÕES EM PÚBLICO DE OUTROS PILOTOS, PARA

 

NÃO FICAR EXPOSTO AO RIDÍCULO E ASSIM PODEMOS MANTER O AMBIENTE DE DIVERSÃO,

 

DESCUMPRINDO ESSA ORDEM E GERANDO TUMULTO, SUJEITO A PUNIÇÃO.

 

PUNIÇÕES

 

  • Não cumprimento da bandeira azul perda 1 ponto

 

  • Advertência, perda de 1 ponto

 

  • Reincidência de advertência na mesma prova, perda de 2 pontos, para cada advertência extra

 

  • Movimentar mais 1 vez durante a defesa de posição, ou fechar piloto que está ao lado, já buscando a ultrapassagem: Perda 2 pontos

 

  • O piloto que sair do servidor, por qualquer motivo durante a classificação e retornar, indo para a pista marcar tempo, terá o acréscimo de 50 segundos no resultado final da corrida.

 

  • Utilização indevida do carset, ou seja, pintura feita fora dos padrões exigidos pela liga, ou de outro piloto, sem autorização do mesmo: Perda de 2 pontos por corrida, que for utilizado.

 

  • Corte de pista na corrida, fora do que for acordado durante o briefing: 5 segundos para cada vez que ocorrer.

 

  • Corte de pista durante o qualy: obrigado a largar dos boxes, caso a reclamação aconteça depois da corrida, será acrescido 30 segundos no tempo total, por cada corte.

 

  • Uso do Chat durante o Treino, qualy e corrida: perda de 1 pontos para cada vez que for utilizado no treino e qualy. Durante a corrida será punido com a perda de 1ponto.

 

  • Estando na volta de aquecimento e atrapalhar um piloto em volta rápida: Perda de 3 pontos

 

  • Reincidência no descumprimento da bandeira azul na mesma corrida: perda de 3 pontos.

 

  • Empurrão no piloto da frente para ganhar posição, ultrapassar, batendo lado-a-lado, não deixando o espaço para o piloto que vem pelo lado de fora: acréscimo de 20 segundos no tempo final da prova e perda de 3 pontos (se a posição não foi devolvida na mesma volta);

 

  • Provocar acidente que o outro piloto tenha rodado ou saído da pista: acréscimo de 30 segundos no tempo final e perda 6 pontos.

 

  • Andar na contramão ou ficar parado na pista de modo que interfira no desempenho de outros pilotos: Acréscimo de 30 segundos e perda de 8 pontos

 

  • Provocar acidente em que o outro piloto receba “stop & go” ou seja necessária uma parada nos boxes para reparos: acréscimo de 60 Segundos no tempo final e perda 8 pontos.

 

  • Proibido abrir votação ou rodar a sessão impedindo outros pilotos de entrar no server para treinar- Descumprimento dessa ordem o piloto tomará um gancho de 2 provas.

 

  • Provocar acidente em que o outro piloto tenha abandonado a prova: desclassificação da corrida e perda de 10 pontos.

 

  • Durante bandeira amarela não será permitido Luck-Dog a menos que receba ordem do jogo ou da direção de prova. O piloto que descumprir a regra será desclassificado do resultado final da corrida e não realizará o qualy na próxima sessão e perderá 5 pontos.

 

  • Provocar bandeira amarela para beneficiar outro piloto ou equipe, e a direção comissão de prova Pós-corrida julgue a manobra ilegal ou proposital, banimento dos envolvidos no campeonato.
  • Atitude antidesportiva: 25 pontos

 

  • Descumprimento de ordem da direção de prova: Desclassificado da etapa, perda de 5 pontos e largar do Box na próxima etapa.

 

  • Desacato, xingamentos, desrespeito ao outro piloto, sendo verbal ou escrita, será considerado atitude antidesportiva, dependendo do caso, pode o piloto poderá até ser excluído da liga.

 

15pontos – perda do direito de realizar o qualy na próxima etapa 20 pontos – perda do direito de participar da próxima etapa

25 pontos – perda do direito de participar do restante do campeonato

O Piloto que somar 25 pontos em 2 campeonatos seguidos, será banido da liga.

 

Os pontos são acumulativos no decorrer do campeonato, ou seja, não zera até que o campeonato se encerre. Mas caso reste uma punição como perda do direito de qualy ou perda do direito de participar da próxima etapa, sendo essa punição depois da ultima etapa, o cumprimento será obrigatória no próximo campeonato onde houver a primeira participação do piloto na sala de Briefing.

 

Esses pontos serão tratados como punições e serão descontados da pontuação final da etapa. Caso o piloto não tenha pontuação suficiente na etapa, serão descontados na classificação geral.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A organização da liga pode mudar qualquer regra conforme achar necessária, sem a necessidade da aprovação dos pilotos, buscando a diversão maior de todos.

 

A Organização de prova pode aplicar outros tipos de punições não descritos neste regulamento, visto que alguns casos não são previstos.

 

Calendário disponível no site